Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Finalizada fase de desdobramentos dos objetivos

por ANA LUÍZA ANACHE

terça-feira, 03 de dezembro de 2019, 10h19

A fase de desdobramentos dos objetivos estratégicos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso foi finalizada e a proposta já está pronta para ser apresentada na reunião do Colégio de Procuradores de Justiça, na próxima quinta-feira (05). Essa foi a última etapa do trabalho conjunto de revisão do Planejamento Estratégico da instituição para o próximo quadriênio. Os objetivos foram desdobrados em 11 Termos de Abertura de Projeto (TAP) e em 13 Planos de Ação das áreas finalísticas de Meio Ambiente, Cidadania, Criminal, Criança e Adolescente e Patrimônio Público.

Os objetivos estratégicos foram aprovados pelo Comitê de Gestão Estratégica do MPMT em outubro e, desde então, as Procuradorias Especializadas e os respectivos Centros de Apoio Operacional, com assessoria do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), passaram a elaborar os termos de abertura dos projetos e a definir o escopo básico para a execução dos planos de ação. Paralelamente a esse trabalho, está sendo elaborado pelas Procuradorias Especializadas e Centros de Apoio Operacional, material de suporte aos Promotores de Justiça para a execução das iniciativas traçadas.

Metodologia - Promotora de Justiça auxiliar da PGJ, Hellen Ulliam Kuriki explica que o desdobramento do Planejamento precisa ser amparado por ferramentas e metodologias que facilitem o trabalho dos Procuradores, Promotores de Justiça e demais integrantes da instituição na busca do cumprimento da estratégia que, no caso em questão, foi elaborada para que traga resultados efetivos com foco nos anseios da sociedade.

O desenvolvimento dos termos de abertura dos projetos foi baseado na metodologia Project Model Canvas (PM Canvas), que consiste na construção colaborativa, propiciando o engajamento ativo dos participantes (públicos-alvo), e a elaboração dinâmica de projetos. Já na elaboração dos planos de ação foi utilizada a metodologia 5W2H, que significa definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

“A execução dessa etapa, por meio das metodologias mencionadas, representa a construção de um mapa de atividades a serem realizadas para que os objetivos sejam alcançados. Ou seja, é uma maneira de garantirmos a execução mais clara e efetiva dos objetivos e ações estratégicas”, defende Hellen Ulliam Kuriki.

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo