TJPE. Junho Violeta: Juizado do Idoso inicia ações de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa
terça-feira, 03 de junho de 2025, 12h44
O Juizado Especial Criminal do Idoso (Jecrim) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) iniciou, na manhã desta terça-feira (3/6), uma série de atividades e palestras voltadas à conscientização sobre crimes contra as pessoas com mais de 65 anos de idade. A iniciativa, realizada das 8h às 11h, faz parte da campanha Junho Violeta, que remete ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O evento também está incluído na programação da II Semana Nacional dos Juizados Especiais, e acontece na sede do Centro Integrado de Cidadania (CIC), localizado na Rua da Glória, N° 301, Bairro da Boa Vista, em Recife.
A mobilização de cidadania, que será repetida no dia 11 de junho, no mesmo horário, consiste em atividades de prevenção, orientação e conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e o acesso à Justiça. O espaço também marca o primeiro atendimento da Defensoria Pública às pessoas idosas e seus familiares no ônibus itinerante da instituição. A ação teve como público-alvo as pessoas presentes no CIC para participarem de atendimentos nos vários órgãos que compõe o espaço e o projeto Apoio Legal, que são o Juizado Especial Criminal do Idoso, a Delegacia do Idoso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Defensoria Pública Estadual (DPE).
Prestigiando o evento, esteve presente o coordenador dos Juizados Especiais de Pernambuco, juiz Roberto Pedrosa. "Eu sei da importância deste evento, que acontece durante a Semana Nacional dos Juizados e próximo do dia em que nos voltamos para a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Eu sei da relevante atuação deste Juizado do Idoso e de sua importância dentro do organograma do TJPE, e também desse prédio, que reúne todas as instituições e atores que trabalham no combate aos crimes que tanto ferem a dignidade e a honra de idosos e idosas", pontuou o magistrado.
O titular do Juizado Especial Criminal do Idoso, juiz Waldemiro Lima Neto, agradeceu a todas as pessoas presentes, e ressaltou a importância do evento no mês de junho no calendário de proteção aos direitos da pessoa idosa, bem como a sua integração na programação da II Semana Nacional dos Juizados Especiais. "Estamos em meio à Semana Nacional dos Juizados, e também já nos mobilizando em relação ao dia 15 de junho através desses eventos que chamam a atenção para a pessoa idosa, e para a sua proteção. Ações como essas trazem um impacto muito positivo não só para os idosos como para as instituições em si", afirmou o juiz.
Presenças - À frente da ação de sensibilização voltada à temática de proteção dos idosos e idosas, estiveram presentes os representantes de todas as instituições que fazem parte do Projeto Apoio Legal e do Centro Integrado de Cidadania . Dentre estas, além do coordenador dos Juizados Especiais de Pernambuco, juiz Roberto Pedrosa; e do titular do Jecrim, juiz Waldemiro Lima Neto, e da equipe do Juizado do Idoso; estiveram presentes a promotora do MPPE, Irene Sousa; a defensora pública Helane Malheiros; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), advogado Paulo Bacelar.
[...]
Fonte: TJPE