DIV. Evento aborda envelhecimento com foco na necessidade de implementar políticas pública
terça-feira, 03 de junho de 2025, 14h00
O encontro será realizado às 15h, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

Em uma era marcada por avanços na medicina e melhorias nas condições de vida, a população mundial está envelhecendo a uma velocidade nunca observada. Para discutir os desafios e as oportunidades decorrentes desse fenômeno, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI-MT), promove no próximo dia 12 de junho uma palestra que promete reflexão e ações concretas: “O século do envelhecimento: qual a sociedade que queremos construir”.
O evento será realizado às 15h, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), localizado na Av. Histórica Rubens de Mendonça, 3920. O encontro contará com a presença do renomado Dr. Alexandre Kalache, médico, gerontólogo e atualmente presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR). Com PhD pela Universidade de Oxford, Dr. Kalache tornou-se uma referência internacional em políticas públicas voltadas ao envelhecimento, tendo sido diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde criou o Marco do Envelhecimento Ativo e a iniciativa Cidades Amigas do Idoso.
Reconhecido internacionalmente, o especialista atuou na formulação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento em diversos países. O evento tem como como público-alvo gestores públicos, profissionais da rede de proteção social, além de membros da sociedade civil.
Construindo uma sociedade para todas as idades
Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Pessoa Idosa, Isandir Rezende, este momento é uma oportunidade para sensibilizar toda a sociedade sobre a necessidade de promover um diálogo profundo e verdadeiro. “Hoje, ao refletirmos sobre o envelhecimento populacional, é fundamental que percebamos a importância de construirmos uma sociedade que valorize, respeite e cuide de seus idosos”, ressaltou Rezende.
FONTE: A VOZ DO IDOSO