Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Jogos online e como podem apoiar segurança digital? Bets Cibersegurança Notícias Dia da Cibersegurança: Como os jogos online podem apoiar o aprendizado em segurança digital?

sexta-feira, 28 de novembro de 2025, 14h00

 

Com o tempo crescente que crianças e adolescentes dedicam ao ambiente online, a segurança digital tem se tornado um foco de atenção para famílias e instituições de ensino. Nesse contexto, os jogos eletrônicos, quando supervisionados e utilizados de maneira pedagógica, podem servir como instrumentos de aprendizado, fomentando habilidades essenciais para uma experiência de navegação mais segura.

 

Diante desse cenário, a necessidade de orientar esse público ganhou ainda mais relevância. Prova disso é um estudo recente da Kaspersky que mostra que mais de 60% dos jovens entre 8 e 16 anos já sofreram algum tipo de tentativa de golpe ou interação suspeita em ambientes digitais. O dado reforça a importância de desenvolver competências que ajudem esse público a identificar riscos e agir com mais cautela.

 

Segundo Henrique Nóbrega, diretor de tecnologia do CNA, a relação entre games e segurança digital é mais direta do que parece. “Quando uma criança resolve desafios, quebra-cabeças ou missões em jogos, ela está exercitando atenção, lógica e tomada de decisão. São habilidades que também ajudam a reconhecer situações potencialmente perigosas no ambiente online. Quando a tecnologia é apresentada de forma adequada, ela pode apoiar o aprendizado sobre proteção digital e aproximar o aluno de práticas mais seguras no dia a dia“, explica.

 

Em referência ao Dia da Cibersegurança, celebrado em 30 de novembro, o executivo destaca três motivos pelos quais o universo dos jogos pode ser um aliado na formação de jovens mais seguros digitalmente.

 

1. Jogos de estratégia desenvolvem atenção e pensamento crítico

 

Títulos baseados em lógica e resolução de problemas fortalecem a capacidade de analisar informações e reconhecer inconsistências, competências fundamentais para evitar golpes e interações manipulativas.

 

2. Ambientes controlados favorecem a aprendizagem segura

 

Plataformas internas e espaços protegidos permitem que crianças explorem tecnologia sem exposição a desconhecidos ou coleta de dados por terceiros. Nóbrega explica que esses ambientes estimulam a curiosidade com segurança e criam uma base sólida para hábitos digitais responsáveis. “A experiência guiada é essencial. O aluno aprende mais e se sente protegido para testar, errar e aprimorar sua relação com a tecnologia.”

 

3. Programação amplia o conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas

 

Ao aprender programação, os jovens passam a compreender a lógica por trás da estrutura dos jogos, aplicativos e sites que utilizam diariamente. Esse conhecimento amplia a capacidade de reconhecer comportamentos suspeitos, links falsos, instalações arriscadas e mensagens manipulativas. Em vez de serem apenas consumidores, tornam-se usuários mais críticos, atentos e preparados para agir com responsabilidade no ambiente digital.

 

Sobre o Grupo CNA+

 

Grupo educacional com mais de 700 franquias localizadas em todos os Estados do Brasil, o CNA+ é o hub educacional da marca CNA, que prepara crianças, jovens e adultos para as linguagens do presente e do futuro, seja em idiomas, robótica, programação, inteligência artificial, influencer ou tecnologia.

 

Fonte: Crypto ID. 


topo