nossas escutas indevidas
Tecnologia persuasiva: A Ciência comportamental por trás do Duolingo
por brasil.uxdesign
sábado, 04 de outubro de 2025, 06h24
A matéria jornalística, intitulada "Tecnologia persuasiva: A Ciência comportamental por trás do Duolingo", explica o sucesso do aplicativo de aprendizado de idiomas ao ir além da simples gamificação, utilizando princípios da Ciência Comportamental e da Captologia (Computadores como Tecnologias Persuasivas).
A Tecnologia Persuasiva: É definida como o uso de dispositivos tecnológicos para mudar o comportamento das pessoas por meio da persuasão, sem recorrer à coerção, com o objetivo de guiar o indivíduo para um caminho melhor.
A Captologia: Termo cunhado por B.J. Fogg, refere-se especificamente aos computadores (e, por extensão, aplicativos) como ferramentas de persuasão para alterar atitudes e comportamentos
Duolingo como Estudo de Caso: O aplicativo é um exemplo notável de aplicação da captologia para promover a mudança comportamental (adquirir o hábito de aprender um idioma).
Mecanismos de Engajamento: O Duolingo utiliza técnicas como:
-
Gamificação: Incorporação de elementos de jogos (recompensas, conquistas, progressão de nível).
-
Estímulos Comportamentais: Uso de feedback positivo, metas diárias, lembretes e, até mesmo, a criação de um senso de culpa para manter o usuário engajado e motivado.
Conclusão: O sucesso do Duolingo reside em sua capacidade de explorar a autoeficácia e a motivação (intrínseca e extrínseca) dos usuários, aplicando a ciência comportamental de forma estratégica para formar e manter um novo hábito. A matéria também levanta o debate ético sobre o uso dessa tecnologia, dependendo da intenção (persuadir para o bem vs. enganar ou viciar).
FONTE: brasil.uxdesign