AGUÁ E RESFRIAMENTO DE DATACENTERS
Quanta água o ChatGPT 'bebe' para responder sua pergunta? Data centers se multiplicam no Brasil e cientistas tentam estimar impacto
quinta-feira, 09 de outubro de 2025, 10h59
A reportagem revela o significativo consumo de água da Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, que pode "beber" cerca de meio litro (500 ml) a cada 20 a 50 perguntas devido à necessidade de resfriamento dos data centers — as grandes instalações que abrigam os servidores.
Com o aumento exponencial da digitalização e do uso de IA, o Brasil acompanha essa tendência, vendo seus data centers se multiplicarem.
Essa infraestrutura, que já consome energia equivalente a uma cidade de 2 milhões de habitantes, projeta um aumento drástico que exige que cientistas e empresas busquem estimar e mitigar o impacto ambiental real, colocando o uso sustentável de recursos hídricos e energéticos no centro do debate sobre o futuro da tecnologia.
Projeções indicam que, com o aumento da conectividade e do uso da IA, esse consumo pode saltar para o equivalente ao de uma população de 43 milhões de pessoas até 2038.
Há um esforço de cientistas e especialistas para estimar e quantificar o real impacto ambiental, que é dificultado pela falta de transparência de muitas empresas sobre seus dados operacionais.
FONTE: bbc