Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

STJ julga se pena para homicídio aumenta quando crime deixa menores órfãos

sexta-feira, 14 de novembro de 2025, 10h42

A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça vai decidir se a pena-base de uma pessoa condenada por homicídio pode ser aumentada quando o crime deixa filhos menores de idade órfãos.

 

O colegiado afetou um processo sobre o tema ao rito dos recursos repetitivos, para fixação de tese vinculante. A relatoria é do ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

 

O caso trata da interpretação do artigo 59 do Código Penal, que autoriza o juiz a fixar a pena a partir de uma série de critérios, entre eles o das consequências do crime.

 

Órfãos por causa do crime

 

O STJ tem jurisprudência que diz que o fato de o crime deixar menores de idade órfãos é fundamento idôneo para aumentar a pena-base, devido à valoração negativa das consequências do delito.

 

Apesar da afetação, a 3ª Seção do tribunal decidiu não suspender a tramitação de processos ou recursos especiais sobre o tema. De acordo com o Regimento Interno do STJ, o colegiado tem um ano para fazer o julgamento.

 

Delimitação da controvérsia:

 

Definir se é válida a exasperação da pena-base, em razão das consequências do delito, na hipótese de a vítima de homicídio haver deixado filhos órfãos menores de idade.

 

Clique aqui para ler o acórdão de afetação
REsp 2.195.921

 

 

Fonte:Conjur


topo