Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Conferência Nacional de Saúde e pauta antimanicomial marcaram semana da Secretaria Executiva

segunda-feira, 22 de maio de 2023, 08h48

 

Dia Nacional da Luta Antimanicomial (21)

 

Asemana da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde começou com mais uma reunião de organização da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial também esteve na agenda.


Segunda-feira (15)

A semana começou com uma reunião da comissão organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, a gestão da Pasta está mobilizada na preparação para a conferência nacional.


“Será a primeira conferência democrática dessa nova era do governo do presidente Lula. Portanto, um momento ímpar, em que saudamos a democracia, em que substituímos o negacionismo e o autoritarismo pela ciência e pela democracia. Pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde, pelo seu fortalecimento, por direitos e cidadania”, destacou.


Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’, a 17ª Conferência Nacional de Saúde acontece de 2 a 5 de julho, em Brasília (DF).


Terça-feira (16)

O Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva realizou a 1ª Conferência Livre Nacional de Gestão Interfederativa e Participativa (CLNGIP).


Com o tema ‘Caminhos e desafios na defesa do SUS’, o evento reuniu participantes inscritos de todo o Brasil para discutir estratégias e ações necessárias para fortalecer a capacidade de gestão e de articulação entre os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas três esferas de governo, na perspectiva da garantia do pleno usufruto do direito à saúde por toda a população.


A diretora Conceição Rezende destacou a importância da participação social na gestão do SUS. “A 1ª CLNGIP é fruto de uma construção coletiva e cada participante é fundamental para a elaboração de diretrizes e propostas para a gestão interfederativa e participativa, contribuindo para promover o direito universal, equânime e integral à saúde”, disse.


Quinta-feira (18)

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi lembrado pelo Ministério da Saúde. O Departamento de Saúde Mental propõe demonstrar à sociedade brasileira a retomada da reforma psiquiátrica como eixo político da Pasta para a Saúde Mental e para o fortalecimento do SUS como política de Estado.


O secretário-executivo participou do evento alusivo à data na sede da Opas, em Brasília (DF). “Do ponto de vista da política de Estado brasileiro, quem trata da questão da saúde mental é o Ministério da Saúde. Uma representação formal, institucional e que nós não abrimos mão. Manicômio é um instrumento de opressão e o cuidado deve ser em liberdade”, apontou o secretário.

Fonte: Ministério da Saúde


topo