Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPAC e Sesacre discutem melhorias nos serviços de saúde mental do Acre

por Hudson Menezes

sexta-feira, 26 de maio de 2023, 12h46


Nesta terça-feira, 23, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), promoveu uma reunião com gestores da área da saúde para debater melhorias nos serviços oferecidos pela rede de atenção à saúde mental do estado.


Pelo MPAC, participaram do encontro o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior e a coordenadora administrativa do Natera, Bruna Oliveira. Representando a rede estadual, participaram o secretário de Saúde, Pedro Pascoal e integrantes da Diretoria de Regulação e Redes de Atenção à Saúde e do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).


A reunião foi motivada após o MPAC entregar à Sesacre um relatório de visitas técnicas aos serviços de urgência e emergência psiquiátrica de Rio Branco. O documento reúne informações sobre atendimentos realizados pelo Serviço de Móvel de Urgência (Samu), Centro de Operações Policiais, unidades hospitalares que atendem casos de urgência e emergência, bem como pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps).


Com base nos dados contidos no relatório, que indicam um aumento expressivo nos atendimentos feitos pelo Samu relacionados à saúde mental, o MPAC considerou necessário dialogar com os gestores a fim de estabelecer encaminhamentos que garantam serviços adequados e de qualidade para atender à crescente demanda. Entre as sugestões discutidas, destacam-se a ampliação da oferta de serviços, fortalecimento da rede de atenção psicossocial, capacitação de profissionais e articulação entre setores.
 


“Com essa análise do relatório, estamos apresentando encaminhamentos que podem sanar irregularidades e trazer melhorias dentro da rede de atenção psicossocial, pois o fortalecimento dessa rede resulta no atendimento de melhor qualidade à população. Conseguimos extrair as percepções dos atuais gestores da saúde estadual quanto aos apontamentos que fizemos no relatório e saímos com uma nova reunião agendada, na qual serão apresentadas ao MPAC todas as medidas que estão sendo adotadas e ações futuras que devem ser tomadas pela Sesacre”, afirmou o promotor Ocimar Sales Júnior.

Fonte: MPAC


topo