Palavras Explicadas: CNS publica cartilha de linguagem simplificada para expressões e termos utilizados na saúde pública
terça-feira, 20 de junho de 2023, 11h50

Objetivo é ampliar a difusão de conceitos utilizados no Sistema Único de Saúde para agregar toda a população na construção de políticas públicas
Explicar os termos usados na luta por um Sistema Único de Saúde integral e equânime não é tarefa simples. Para auxiliar essa missão, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma cartilha explicativa chamada “Palavras Explicadas”, que traz de forma didática e acessível o significado de termos muito utilizados no âmbito da saúde pública.
O documento foi criado para subsidiar os debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, cuja etapa nacional será realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho, mas também pode ser utilizado como material de apoio e subsídio aos debates frequentes sobre democracia, qualidade de vida, liberdade de expressão e direitos sociais.
Estas, inclusive, são palavras que constam no documento, que também traz o significado de “Democratização do Estado” (tornar o Brasil com direitos iguais para todas as pessoas, com amplo acesso às políticas públicas e participação social nos espaços e processos de decisão), “Equidade” (direito para todas as pessoas, organizado a partir de suas diferenças e necessidades), “Ecossistema” (conjunto de comunidades que vivem em um local e interagem entre elas e com o meio ambiente), dentre outros.
O material foi publicado em versão digital e possui 20 páginas com 68 expressões e conceitos usados não só no controle social, como por todos os atores e atrizes que trabalham pela defesa do SUS.
A cartilha ainda inclui o vídeo São João do SUS, cuja letra demonstra a importância do sistema para todos, todas e todes, sem discriminação ou preconceito, respeitando as diferenças e as condições diversas da população brasileira.
O “Palavras Explicadas” foi elaborado com base no Documento Orientador em linguagem simples, com contribuições da Comissão de Relatoria da 17ª CNS, sob supervisão e validação de uma pessoa com deficiência intelectual. O objetivo é que as discussões alcancem cada vez mais pessoas para que a população sinta-se participante e integrada ao processo de construção de políticas públicas.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde