Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPRJ expede Recomendação para que município de Belford Roxo altere nome de escola, em respeito aos princípios de impessoalidade e laicidade do Estado

quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020, 08h10

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Núcleo Duque de Caxias, expediu Recomendação ao município de Belford Roxo, orientando a alteração a identificação de escola municipal, localizada na Rua São Francisco, bairro Xavantes, que recebeu o nome de Bispo Moacyr de Oliveira, que exerce episcopado na Igreja Nova Vida, localizada em Heliópolis, na mesma cidade, e que teria como um de seus membros o atual prefeito municipal, Wagner dos Santos Carneiro. Segundo notícia enviada à Promotoria pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ), a inauguração da unidade escolar, realizada em 31 de janeiro deste ano, contou com a apresentação da cantora evangélica Bruna Karla.


Diante dos fatos narrados, o documento, expedido na última quarta-feira (05/02), recomenda ao prefeito de Belford Roxo e ao secretário municipal de Educação, Denis Macedo, que a citada escola seja renomeada, num prazo de cinco dias, em respeito aos princípios de impessoalidade. laicidade do Estado e garantia constitucional de amplo acesso à educação. Assim, deve passar a adotar nome objetivo, que remeta à educação ou a valor que se pretenda estabelecer na comunidade escolar, sem distinção de qualquer natureza, de modo a abranger, sem constrangimentos, os alunos matriculados, de todas as crenças, convicções filosóficas ou políticas, orientação afetiva, sexual, condição física ou racial.


A alteração do nome da unidade escolar deverá ser comunicada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no prazo de dez dias. Dentro de 15 dias, deverá o município comprovar o cumprimento integral da Recomendação ao MPRJ, apresentando toda a documentação referente à mudança de nomenclatura, inclusive nas publicações oficiais. No caso de não cumprimento das providências recomendadas, nos prazos estabelecidos, poderão ser adotadas pelo parquet fluminense as medidas judiciais cabíveis.


Por MPRJ


topo