Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

cnj: Proteção de mulheres e meninas no ambiente digital é tema de webinário no CNJ

quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 18h10

Debater desafios e soluções no ambiente virtual é o objetivo do Webinário Prevenção e Combate à Violência Digital contra Meninas e Mulheres, que será promovido em formato virtual pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 26 de novembro. A participação é aberta a todas e todos, mediante inscrição. O certificado aos participantes será emitido a partir de registro da frequência no dia do evento. 

 

Inscreva-se no webinário 

 

O evento reunirá autoridades do Judiciário, especialistas e representantes de organizações nacionais e internacionais para discutir medidas de prevenção, desafios e avanços no enfrentamento da violência on-line, além de debater estratégias para promover cidadania digital e igualdade de gênero.  

 

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, abre o webinário, que contará também com a participação da supervisora da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário e Ouvidora Nacional da Mulher, conselheira Renata Gil, e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira. 

 

Pela manhã, os participantes farão reflexões sobre temas como o impacto da violência digital na vida de meninas e mulheres; medidas preventivas necessárias para lidar com a violência digital; e o papel complementar dos operadores de Justiça no enfrentamento da violência digital.  

 

A programação prevê ainda três mesas de debates. Na primeira, entre as convidadas está a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo, além da representante da ONU Mulheres Ana Carolina Quirino; a diretora de projetos especiais da Safernet Brasil, Juliana Cunha, e a diretora de políticas públicas da Meta, Kaliana Kalache.  

 

Acesse a programação do evento 

 

A segunda mesa terá com a participação do delegado da Polícia Federal Valdemar Latance Neto, coordenador-geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCIBER/PF), da procuradora Neide Cardoso de Oliveira, coordenadora adjunta do Grupo de Atuação Especial sobre Criminalidade Cibernética e Crimes mediante o uso das Tecnologias da Informação do Ministério Público Federal, e da desembargadora Luciane Bertoleto (TJPR), que possui reconhecido trabalho na área de enfrentamento à violência doméstica no Judiciário. 

 

A juíza Vanessa Cavalieri, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e com ampla audiência nas redes sociais; a professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Jóice Graciele Nielsson; e a desembargadora Priscilla Plachá Sá (TJPR), fecham a programação, na terceira e última mesa de debate.   

 

O webinário busca sensibilizar a sociedade e fortalecer políticas públicas voltadas à proteção digital, destacando a importância da atuação conjunta entre instituições e sociedade civil para garantir um ambiente online mais seguro e igualitário. 

 

 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

 

O evento integra a programação da mobilização dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que se inicia no Brasil em 20 de novembro e acontece até 10 de dezembro — data que marca o fim da campanha e o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

Inspirada na mobilização mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a campanha do CNJ amplia o movimento para 21 dias, com foco no combate à violência digital contra mulheres. Com o mote “O digital também é real”, a ação busca conscientizar que a violência de gênero também ocorre no ambiente virtual — e que seus impactos emocionais, psicológicos e sociais são tão reais quanto os das agressões físicas.

 

Webinário Prevenção e Combate à Violência Digital contra Meninas e Mulheres
Data: 26/11
Horário: das 9h às 13h
Local: virtual (YouTube do CNJ), mediante inscrição 

 


Agência CNJ de Notícias 


topo