TJBA: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência do TJBA tem início nesta segunda-feira (26)
quarta-feira, 28 de agosto de 2024, 12h37

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza, de 26 a 30 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com uma programação voltada à inclusão e à conscientização. Organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), o evento conta com palestras, exposições, rodas de conversa, apresentações culturais e uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, em benefício de instituições filantrópicas que assistem pessoas com deficiência. Inscreva-se por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec).
Inscrições: Público interno e Público externo
A abertura oficial ocorre na terça-feira (27), às 10h, no Auditório Desembargadora Olny Silva, com uma apresentação de dança e teatro da APAE. Na sequência, o Juiz e Professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Pablo Stolze, aborda as mudanças no Código Civil, com a palestra “A Pessoa com Deficiência e a Reforma do Código Civil”.
Continuando o ciclo de palestras, na quarta-feira (28), às 10h, a Diretora da Associação dos Amigos do Autista (AMA), Rita Valéria Brasil Santos, compartilha suas considerações em uma apresentação sobre as “Contribuições das intervenções pedagógicas da AMA”. Em seguida, a discussão se amplia com uma roda de conversa na Praça de Serviços do TJBA, onde o Psicólogo e Servidor, Cláudio Manoel Nascimento, em conjunto com representantes de diversas instituições, aborda o tema “Relatos da Pessoa com Deficiência no âmbito da educação”.
Na quinta-feira (29), as atividades acontecem na Praça de Serviços, às 11h, com apresentação musical, cujo sentido é celebrar o espírito inclusivo e reflexivo da Semana.
Paralelamente, o átrio do edifício-sede do TJBA abriga, também, uma exposição de arte que une inclusão e criatividade. As obras em acrílico e óleo no estilo Naïf da servidora e artista plástica, Jane Mary, refletem a diversidade e a expressão das pessoas com deficiência.
Para o Desembargador Rolemberg Costa – Presidente da CPAI –, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência vai além de um evento comemorativo. Em um vídeo institucional, o Magistrado destaca que, “durante essa Semana, o trabalho que realizamos nos bastidores se torna mais evidente, proporcionando às pessoas que necessitam de cuidados e atenção especial o acesso e a inclusão social que merecem”.
Essa mensagem de compromisso e solidariedade é, também, enfatizada pela Assessoria de Ação Social (AAS), que promove a arrecadação de alimentos não perecíveis para o Lar Vida. Os pontos de coleta estarão distribuídos pelo átrio do TJBA e na sala da AAS (308-Sul), fechando a semana com uma ação solidária em prol do bem comum.
Além das atividades culturais e sociais, a Semana inclui uma feirinha, na qual produtos confeccionados por pessoas com deficiência e por instituições – como o Instituto de Cegos da Bahia, a Associação Bahiana de Síndrome de Down (Ser Down), a Abraço à Microcefalia e a Abadef – são comercializados, reforçando o vínculo entre inclusão e empreendedorismo.
Fonte: TJBA