Audiência vai debater proposta sobre o orçamento participativo
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008, 00h00
Uma audiência pública que será realizada hoje a partir das 16 horas no Auditório do Ministério Público Estadual para discutir questões relativas às obras do Programa de Aceleração do Crescimento em Cuiabá (PAC) terá também outra função tão importante, a de discutir o projeto de Lei do Orçamento Participativo e suas vantagens em relação ao atual modelo aplicado pelo município de Cuiabá e que se arrasta em processos judiciais desde 2003.
Com o tema "Se você ficar de fora, seu bairro também ficará", a audiência pública deseja conscientizar e abrir espaço para que a sociedade se manifeste e participe. Os promotores Ana Cristina Bardusco da Silva e Alexandre Guedes, defendem que a população tem na audiência pública um instrumento para se manifestar e para ver solucionados os seus problemas.
"O Orçamento Participativo é uma proposta importante e um instrumento que valoriza a opinião do morador, do povo e foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores e infelizmente vetada pelo prefeito municipal", disse a promotora Ana Cristina chamando a todos para um debate franco e aberto onde serão discutidos os seguintes temas: 1) - A diferença do Orçamento Participativo aprovado e o que é feito hoje; 2) Como é que o projeto já aprovado pela Câmara vai viabilizar o acompanhamento das necessidades da população e 3; Como pretende-se que o Prefeito demonstre a redução das desigualdades regionais em sua gestão.
O vereador Deucimar Silva (PP) sinalizou que está num intenso trabalho de convencimento dos demais vereadores da Câmara de Cuiabá para que o veto do prefeito seja derrubado e o projeto sancionado e colocado em prática. "Estou impressionado com a repercussão que essa matéria está encontrando em todos os municípios do país", disse ele.
Jornal A Gazeta
Jornalista: Marcos Lemos
28/02/08