MP notifica deputados apresentadores
quarta-feira, 05 de março de 2008, 00h00
O Ministério Público Eleitoral encaminhou notificação recomendatória aos deputados-apresentadores de TV Walter Rabello (PP) e Sérgio Ricardo (PR) para que eles parem de divulgar ações que possam ser configuradas como propaganda eleitoral irregular. Se a recomendação não for acatada, os pré-candidatos a prefeito de Cuiabá deverão ser alvos de representação com risco de inelegibilidade. Maksuês Leite, de Várzea Grande, será o próximo notificado.
Na recomendação, os promotores eleitorais recomendam que sejam cessadas imediatamente três tipos de conduta: veiculação de ações que possam promover possível e futura candidatura por meio de programas sociais com o objetivo de conquistar simpatia e apoio de telespectadores/eleitores, sobretudo os mais carentes; ação ou conduta capaz de induzir ou conquistar a opção de eleitores antes do período permitido pela legislação eleitoral; e críticas à atuação de outros candidatos de forma direta ou indireta por caracterizar propaganda negativa suficiente para comprometer a igualdade e a lisura do pleito eleitoral.
A notificação recomendatória encaminhada a Walter Rabello e Sérgio Ricardo, pré-candidatos a prefeito em Cuiabá, é assinada pelos promotores eleitorais João Augusto Veras Gadelha, Lindinalva Rodrigues Corrêa e Marcos Henrique Machado. No caso de Maksuês, a notificação ainda vem sendo estudada pelo MP.
Os promotores decidiram notificar os pré-candidatos diante das inúmeras denúncias de que eles estariam utilizando os meios de comunicação para se promover. A decisão do MP foi anunciada diante da ausência dos parlamentares no debate "Mídia e Política -Usos e Abusos", promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (Sindjor/MT).
Jornal A Gazeta
Jornalista :Téo Meneses
Data 05/03/08