Promotor elogia votação que manteve orçamento popular
quinta-feira, 06 de março de 2008, 00h00
O promotor da Cidadania de Cuiabá, Alexandre Guedes, elogiou a decisão dos vereadores de Cuiabá que derrubaram o veto do prefeito Wilson Santos (PSDB) ao projeto de lei do vereador Deucimar Silva (PP) que instituiu o Orçamento Participativo, onde é essencial a presença de certo número de populares por região ou bairro e também de votos para aprovar a prioridade em termos de obras a serem obrigatoriamente cumpridas e executadas sob pena de crime de responsabilidade do administrador municipal.
"Este foi nosso passo inicial, agora precisamos conscientizar a todos da importância desta discussão e principalmente dos poderes Executivo e Legislativo em se comprometer a arregimentar forças e ações para trazer a população a discussão de suas prioridades. "Porque para receber o IPTU o município pode dar prêmios como incentivo e para discutir ações não?", perguntou o promotor de Justiça, sinalizando que vai acompanhar pari passu o andamento desta questão a partir dos próximos dias quando a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2009 deverá ser enviada a apreciação dos vereadores.
Alexandre Guedes explica que a idéia é dar transparência e comprometer a sociedade diretamente com a administração municipal para que as decisões sejam conjuntas e atendam aos interesses da coletividade. "O Orçamento Participativo é bom tanto para o administrador quanto para a população, basta todos se interessarem", explicou o promotor da Cidadania.
Jornal: A Gazeta
Jornalista: Marcos Lemos
Data: 06/03/08