Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Termo de Cooperação irá ampliar 'pedagogia da cidadania' nas escolas

quarta-feira, 21 de maio de 2008, 00h00

Desenvolver a "pedagogia da cidadania". O termo proferido pela procuradora eleitoral, Naume Denise Nunes Rocha Muller, definiu as ações inseridas no Termo de Cooperação Técnica assinado nesta terça-feira (20), entre Ministério Público Eleitoral e Secretaria de Estado de Educação. A parceria promoverá debates nas escolas sobre a importância do voto e a conduta correta dos alunos eleitores, a fim de combater a corrupção eleitoral.

A idéia de criação da parceria partiu do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que é presidido por Antônio Cavalcante, e foi acatado imediatamente pelo coordenador eleitoral do Ministério Público, promotor Marcos Machado. "A proposta é fazer dos educadores soldados da causa pelo voto consciente, não alienado", declara o promotor Marcos Machado. Conforme ele, a parceria com a Educação tem também o apoio da Procuradoria Geral de Justiça e da Procuradoria Regional Eleitoral e Educação.

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, aceitou de pronto a idéia do aproveitamento da rede estadual com as 656 escolas e cerca de 450 mil alunos para disseminar o projeto. As informações serão repassadas para os educadores por mala direta semanal, por meio das assessorias pedagógicas e ainda dos eventos realizados na Seduc. "A escola é o melhor lugar para difundir o tema e as crianças são os melhores multiplicadores", destaca o secretário.

Os integrantes do MCCE, presentes na assinatura do Termo de Cooperação Técnica, destacaram que as ações possibilitarão difundir através dos alunos o prejuízo que um voto vendido traz para a sociedade. "Esse é um sonho que irá reverter o quadro de corrupção. É o avanço de um século", disse o coordenador do MCCE, Antônio Cavalcanti Filho, o "Ceará".

A proposta do Termo de Cooperação Técnica se estenderá às escolas municipais. O coordenador eleitoral do MP, promotor Marcos Machado, aproveitou a presença da presidente da União de Dirigentes da Educação Municipal (Undime) de Mato Grosso, Solimara Moura, para marcar uma nova reunião. Desta vez o compromisso será firmado com as secretarias de educação municipal.

O Termo de Cooperação terá vigência até dezembro de 2009.

ROSELI RIECHELMANN

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Assessoria Seduc/MT

 

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo