Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Promotores de Justiça visitam Delegacia de Defesa da Criança

quarta-feira, 21 de maio de 2008, 00h00


A Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) recebeu na manhã desta terça-feira (20), a visita dos Promotores da Central de Acompanhamento de Inquérito e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Estadual. O objetivo da visita, que vem acontecendo em todas as unidades da Polícia Judiciária Civil da região metropolitana, é estreitar o relacionamento entre as duas Instituições e buscar soluções conjuntas para oferecer mais celeridade nos inquéritos policiais encaminhados a central de recebimentos de inquéritos do Ministério Público. A visita foi feita pelos promotores de Justiça, Antonio Cordeiro Piedade, Wagner Cezar Fachone e Elisamara Sigles Vodonós e acompanhada pela diretora metropolitana da Polícia Civil, Vera Rotilde.

No encontro, o delegado titular da Deddica, Márcio Antônio de Oliveira Cambahuba, fez uma breve explanação do trabalho da delegacia, destacando três pontos: vítimas menores de idade, aumento da demanda e a complexidade da investigação. Segundo ele, quando se trata de menores-vítimas a investigação é diferenciada em razão da maioria dos crimes serem de foro íntimo, que ocorrem no ambiente familiar, a exemplo do abuso sexual e do maus-tratos. Por isso, conforme o delegado, a investigação requer tempo e cuidados especiais por parte da polícia para apuração do delito. “São crimes que pela sua natureza não deixam testemunha”, frisa o delegado.

“Não há dúvida de que o trabalho da Deddica é prioridade e que existe muita demanda”, complementou o promotor Wagner Cezar Fachone.

Para o promotor Antônio Cordeiro Piedade, “um inquérito com consistência, bem feito é sentença penal condenatória”. Piedade explica que a Central de Inquéritos do Ministério Público, responsável pelo recebimento dos autos do inquérito policial, foi criada para potencializar e dar resultados ao trabalho da polícia. Conforme ele, “é necessário buscar essa aproximação e somar os esforços quando se lida com a consciência pública”, afirma.

O promotor ressalta ainda que a Central de Inquéritos, assim como as delegacias, também tem uma demanda grande de inquéritos e poucos promotores para acompanhar os casos. Os promotores ressaltaram a importância de abrir inquéritos para apurar todas as ocorrências de e denúncias de crimes que chegam a delegacia.

A diretora metropolitana, Vera Rotilde, por sua vez, ressaltou a importância do entrosamento dos trabalhos da Polícia Judiciária Civil com o Ministério Público Estadual. Para a diretora, a harmonia entre as duas Instituições é importante, pois além de discutir os problemas existentes no trabalho de ambos e buscar soluções conjuntas, reduzem desencontros entre delegados e o MP. “As reuniões tem sido importantes, pois a troca de informações entre o MP e a polícia é fundamental no andamento e melhoria das investigações”, disse.

Instalada em agosto de 2006, a Deddica é a unidade competente da Polícia Civil que investiga violência contra criança e adolescente. Na apuração dos crimes, a delegacia conta com auxílio de profissionais na área de psicologia, assistente social e de uma professora. Os profissionais é resultado de parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, com a Secretaria de Estado de Educação.


Autor: Silvana Ribas  20/05/2008 17:00
A Gazeta

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo