Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Polícia prende nove por formação de cartel em postos de MT

quinta-feira, 24 de abril de 2008, 00h00

Nove pessoas foram presas nesta quarta-feira em Cuiabá acusadas de integrar um esquema de cartel que controlava o preço dos combustíveis em Mato Grosso. Segundo o Ministério Público Estadual, entre os presos está José Fernando Chaparro, presidente do Sindipetroleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso).

A procuradora Eliana Maranhão, coordenadora do Gaeco (Grupo de Atuação de Repressão ao Crime Organizado), explicou que as reuniões em que se decidiam os preços a serem praticados ocorria dentro do sindicato. Segundo ela, estavam no esquemas postos do Estado inteiro, já que grande parte integra redes de postos.

Entre os presos estão ainda donos de postos, de redes e advogados. Além de firmação de cartel, eles são acusados de corrupção, crime contra a ordem econômica e dumping. Ou seja, caso algum posto negasse entrar no esquema, os demais participantes baixavam o preço inviabilizando a venda pelo concorrente para, em seguida, elevarem o valor novamente.

De acordo com Maranhão, Mato Grosso tem a gasolina mais cara do país por causa desse cartel: R$ 2,89, em média, o litro. O do álcool, por sua vez, é de R$ 1,87.

A operação, denominada Madona, cumpriu ainda 12 mandados de busca e apreensão.

Fonte:Folha Online

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo