MPE aponta reincidência de prefeito
quarta-feira, 11 de junho de 2008, 00h00
ADILSON ROSA
Diário de Cuiabá
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pretende endurecer suas ações contra o prefeito e pré-candidato à reeleição Wilson Santos e o PSDB. Ontem, o MPE entrou com uma segunda representação em desfavor do prefeito por causa das inserções na mídia e pede a inegibilidade do prefeito da Capital.
No entendimento do MPE, trata-se de propaganda fora de época e o prefeito é reincidente por não ter acatado a decisão da Justiça Eleitoral de tirar todas as inserções no ar. Para o promotor eleitoral João Augusto Veras Gadelha, o que em primeiro planto poderia representar dividendos políticos, no futuro acarretará um prejuízo maior, pois corre o risco de ter a candidatura impugnada.
Em mais uma ação, protocolada na 1ª Zona Eleitoral da Capital, o promotor aponta um comercial veiculado no dia 31 de maio, no qual Wilson fala sobre suas principais obras realizadas. Na inserção, o prefeito enumera uma série de benefícios que sua administração trouxe para a Capital.
“Ele (Santos) expôs seu nome, imagem e partido político, levando ao conhecimento geral a candidatura, ainda em fase de postulação, com o propósito dissimulado, efetuando com isso, autopromoção indevida e propaganda eleitoral extemporânea, com o fito de influenciar no convencimento dos eleitores de modo a quebrar o equilíbrio da disputa”, ressalta a ação.
Além da impugnação da candidatura, o MPE solicita que tanto o pré-candidato como o partido pague uma multa de cerca de R$ 53 mil, extensiva às emissoras que veicularam as inserções.
No início do mês passado, a justiça eleitoral condenou o prefeito e o diretório municipal do PSDB ao pagamento de R$ 40 mil em multas, além de mandar retirar a propaganda.