Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

MPE quer ouvir prefeito sobre concessão

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016, 10h56

YURI RAMIRES
Da Reportagem

O Ministério Público Estadual (MPE-MT) vai ouvir o prefeito Mauro Mendes em fevereiro, durante as oitivas do inquérito civil instaurado para investigar a construção do Parque Tia Nair, localizado no bairro Jardim Itália, em Cuiabá. Na quinta-feira (21), a Prefeitura de Cuiabá publicou o resultado da licitação para concessão do parque à iniciativa privada.

Uma empresa de comunicação, a ZF Propaganda, ganhou a concessão para explorar comercialmente os serviços de entretenimento, fato que também será investigado no procedimento. O promotor de Justiça Gerson Barbosa explicou que o procedimento vai investigar supostas irregularidades, como por exemplo, o fato de o parque ter sido construído em uma área que permanece com o nome de um particular. Se irregularidades forem, de fato, identificadas, o promotor sugere que uma ação judicial poderá ser ajuizada.

Como se não bastasse, o anúncio da concessão da área, que passará a ser explorada pela empresa ZF Comunicações (ZF Xperience), tornou-se um problema à administração municipal, já que no primeiro momento, a notícia foi de que a prefeitura havia privatizado o parque. O município classificou o fato como uma “polêmica maldosamente plantada na imprensa”. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, emitiu uma nota esclarecendo que o parque não foi e nem será privatizado.

O que aconteceu foi uma concessão onerosa para a “exploração comercial de áreas públicas no Parque, especificamente dos serviços de entretenimento, merchandising e alimentação”. Nas redes sociais, circulavam informações de que a concessão resultaria na cobrança da entrada no espaço, bem como do estacionamento. O pregão aconteceu em 09 de novembro e a ZF Experience foi que a apresentou e cumpriu todas as exigências do edital. No dia 13, houve a publicação do resultado no Diário Oficial de Contas.

“Pessoas maldosas e sem escrúpulos valem-se do fato de o extrato do contrato ter sido publicado no último dia 20 para tentar induzir a opinião pública a erro, afirmando criminosamente que o parque foi privatizado, o que não corresponde à verdade”, diz trecho da nota.

A ZF também se manifestou, negou a privatização total do espaço e lembrou os anos de experiência em planejamentos, execução e gerenciamento de eventos. “A ZF visa nesse novo desafio trazer para o espaço público atrações de entretenimento de qualidade para toda a sociedade cuiabana”.

Mendes está de férias desde meados de janeiro, mas retorna ao posto na próxima segunda-feira, quando deverá tomar ciência de toda a situação envolvendo o parque, que ele considera um dos grandes feitos de sua gestão.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo