Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

Ministério Público oficializa investigação sobre parque

terça-feira, 26 de janeiro de 2016, 10h03

Rodivaldo Ribeiro
Da Reportagem

O promotor de Justiça Gerson Barbosa, por meio do Ministério Público Estadual (MPE), resolveu abrir dois pedidos de investigação para constatar o quanto de verdade há nas denúncias de dano ambiental dentro da área do Parque Tia Nair, bem como a maneira como foi firmado o contrato de comodato entre Prefeitura de Cuiabá e a Incorporadora Itália (dona da área), além da concessão recente do parque para a empresa ZF Comunicação, cujo contrato também será investigado.

Localizado em área do Jardim Itália, o Parque Tia Nair entrou no centro do debate regional depois que a prefeitura o reapresentou, com toda pompa e circunstância, à população, para exposição da decoração natalina no local. Não demorou muito para que ambientalistas apontassem os tais danos ambientais.

Dias depois, sites de notícias locais denunciaram que a área havia sido dada à exploração da agência de publicidade ZF Comunicação, por um período de 20 anos, mostrada como vencedora de uma licitação da qual quase ninguém teria ouvido falar.

O primeiro pedido de investigação do MPE foi feito para apurar o suposto dano, em um procedimento preparatório aberto pela 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá. No entanto, o próprio MPE esclarece que estas são investigações preliminares, nas quais o maior interessado, o prefeito Mauro Mendes, só vai ser ouvido dia 24 de fevereiro.

A segunda investigação refere-se ao contrato de comodato feito entre a Prefeitura Municipal e a Incorporadora Itália, para uso da área como parque público. Esse procedimento foi instaurado pelo promotor Roberto Turin, da 9ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, a pedido da 17ª promotoria.

O promotor Gerson Barbosa disse que o MPE não instaurou procedimento referente à concessão, mas o assunto será tratado durante a audiência com o prefeito.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo