DIÁRIO DE CUIABÁ
Ministério Público investiga folha de pagamento da AL
quinta-feira, 14 de abril de 2016, 09h40
Da Reportagem
A suspeita de que um servidor falecido ainda esteja na folha de pagamento da Assembleia Legislativa fez com que o Ministério Público Estadual (MPE) instaurasse um inquérito civil público para apurar o fato.
A investigação será comandada pelo promotor Célio Joubert Fúrio, responsável pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Cuiabá. Conforme denúncia recebida pelo órgão fiscalizador, o servidor José Antonio da Matta Rodrigues recebeu salário por dez meses após a sua morte.
O servidor era lotado no gabinete do deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB). De acordo com a denúncia, ele faleceu em 8 fevereiro de 2014. No dia 19 daquele mês, foi publicada portaria declarando a vacância do cargo em virtude do falecimento do servidor. Apesar disso, a Casa de Leis continuou a pagar o seu salário até o dezembro do mesmo ano.
Diante disso, o Ministério Público solicita determinadas informações ao Departamento de Pessoal do Parlamento Estadual. A Casa de Leis terá que apresentar dados acerca da folha de pagamento do Legislativo referente ao ano de 2014.
Além disso, o promotor ainda requisitou cópia dos holerites do servidor falecido e, à agência bancária, cópia da conta em que era realizado o pagamento para ele após seu falecimento. A Assembleia ainda deverá fornecer a data em que o pagamento foi suspenso, bem como as razões. (KA)