Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

MPMT recupera posição nacional

quinta-feira, 02 de junho de 2016, 10h11

DA A SSESSORIA

O Ministério Público de Mato Grosso passou a ocupar a segunda posição no ranking da transparência divulgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O resultado foi apresentado nesta quarta-feira (1º). Além de Mato Grosso, lideram o ranking Mato Grosso do Sul (1º lugar) e o CNMP (3º lugar).

A avaliação abrange as 26 unidades do Ministério Público dos Estados, os quatro ramos do Ministério Público da União(Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho) e o próprio CNMP. ‘Conquistar as primeiras posições no ranking do CNMP foi um desafio que propus a toda a minha equipe, após termos sido taxados injustamente de não darmos transparência aos nossos atos.

Na última avaliação, ficamos na 24ª posição simplesmente porque não havíamos adequado totalmente o nosso banco de dados ao novo sistema utilizado pelo CNMP’, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado. Segundo o CNMP, o Transparametro divulgado revelou que, em comparação ao ranking de março de 2015, houve substancial melhoria quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Portanto, verifica-se que a avaliação não consiste apenas no cumprimento da LAI, mas busca maior aprofundamento por meio das três resoluções mencionadas. Na primeira apuração do ano passado, 10 unidades do MP brasileiro ficaram abaixo do índice de 70% de cumprimento dos itens analisados. Este ano, porém, todos os avaliados superaram o referido percentual.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo