DIÁRIO DE CUIABÁ
Estado deve regularizar o estoque
sexta-feira, 01 de julho de 2016, 10h26
Da Redação
A Justiça acatou pedido liminar requerido pelo Ministério Público Estadual e estabeleceu o prazo máximo de 30 dias para que o Estado de Mato Grosso regularize o estoque de medicamentos, insumos e materiais utilizados na prestação de serviços de saúde do Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), localizado em Cuiabá. Determinou, ainda, a realização de exames e a manutenção dos filtros instalados no ambulatório que atendem aos pacientes portadores de tuberculose.
Conforme mencionado pelo promotor de Justiça Alexandre de Mato Guedes na ação, desde o início das investigações, ainda em 2013, o Estado tem plena ciência das irregularidades verificadas no Cermac e, mesmo assim, nada foi feito, efetivamente, para corrigir os problemas.
a magistrada Célia Regina Vidotti entendeu que há mais de dois anos o Ministério Público acompanhou e cobrou, periodicamente, do Poder Público, melhorias para o Centro. Em vistoria recente realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania a situação caótica foi novamente constatada, como a falta de materiais básicos para curativos. Também foi verificada a falta de manutenção nos filtros dos locais onde são realizados atendimentos de pacientes com tuberculose. (Com Assessoria/MPE-MT)