Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

Ex-assessor da Seduc tem prisão mantida

quinta-feira, 07 de julho de 2016, 10h49

Da Reportagem

Por unanimidade, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve a prisão preventiva do ex-assessor especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Alexandre Frigeri, detido no dia 3 de maio pelo Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado) em razão da “operação Rêmora”.

As investigações apontam sua participação em um esquema de cobrança de propina para liberação de pagamentos a empreiteiras que prestavam serviços de construção e reformas de unidades escolares em contratos avaliados em R$ 56 milhões.

Pelo mesmo motivo, seguem presos os ex-superintendentes de Infraestrutura Escolar Wander Luiz dos Reis e Moisés Dias e o empresário Giovani Guizardi, dono da Dínamo Construções.

O julgamento do mérito do habeas corpus foi retomado pelos desembargadores na sessão de ontem, ainda que a decisão já estivesse encaminhada por conta dos votos favoráveis à prisão preventiva dados pelos desembargadores Rondon Bassil Dower Filho e Pedro Sakamoto. O desembargador Alberto Ferreira de Souza, que havia pedido vistas, também votou a favor, garantindo a unanimidade do julgamento.

Em seu voto, o magistrado destacou a atuação de Frigeri em encaminhar empresários para resolver pendências junto à Pasta com o proprietário da Construtora Dínamo, Giovani Guizardi, apontado como chefe do esquema de cobrança e recebimento de propina.

Ainda foi citado o tratamento dado pelo servidor a Guizardi, apontado como “secretário de fato” de Educação de Mato Grosso. Isso teria como objetivo o recebimento da propina recebida pelo empresário.

Outro ponto destacado foram as interceptações telefônicas produzidas pelos promotores de justiça classificadas de importantes para determinar a prisão do ex-servidor. "Assim, parece-me que a custódia cautelar baseou-se em elementos que caracterizam o periculum libertatis do paciente, necessários à sua efetivação", completa.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo