Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

Cartões “simples” deixam de ser vendidos em Cuiabá

quinta-feira, 18 de agosto de 2016, 11h05

Aline Almeida
Da Reportagem

A partir de hoje, os cartões simples de transportes deixam de circular em Cuiabá. Esse cartão dava ao passageiro o direito apenas a uma passagem, não possibilitando a integração. O recolhimento atende a recomendação do Ministério Público que no final do mês passado chegou a instaurar um inquérito civil para investigar a comercialização destes cartões que não possibilitavam a integração.

Com a recomendação do Ministério Público, a Agência Municipal de Serviços Delegados de Cuiabá (Arsec) notificou a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) para interromper imediatamente a circulação deste cartão em qualquer ponto de ônibus, estabelecimento conveniado e postos próprios na Capital.

A MTU afirma que estes cartões representam apenas 3% da movimentação. Agora, segundo a MTU, aqueles que não possuem cartão transporte e tiverem que utilizar o coletivo, terão que comprar a passagem com os promotores de vendas. O cartão agora utilizado será o portador, que permite que seja recarregado e não precisa de cadastro.

No entanto, diferente do cartão integração, caso a pessoa seja roubada ou perca o bilhete, os créditos não podem ser recuperados, já que não há cadastro. Importante frisar que esta medida vale apenas para Cuiabá, a comercialização do cartão simples continua na cidade de Várzea Grande. O cartão inter-único, utilizado no transporte intermunicipal que dá direito apenas a uma passagem e não possibilita a integração, também continua circulando.

Ação MP – No dia 29 de julho o promotor Ezequiel Borges de Campos instaurou um inquérito civil público para apurar denúncias de comercialização de cartão transporte que não permitem ao usuário fazer a integração da tarifa. A prática pode ser configurada em possível violação às normas de defesa aos consumidores e de regulamentação do serviço. Com o “simples” o passageiro ao adquirir o cartão tem direito a uma passagem apenas. Se tiver que utilizar outro ônibus para concluir o destino final terá que pagar mais uma passagem.


Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo