DIÁRIO DE CUIABÁ
Gaeco cumpre mandados na sede da prefeitura de Chapada
sexta-feira, 28 de outubro de 2016, 10h56
Da Reportagem
A suspeita de irregularidades na aquisição de medicamentos pela prefeitura de Chapada dos Guimarães levou o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) a cumprir mandados de busca e apreensão na sede do Executivo municipal na tarde de ontem.
As investigações conduzidas em segredo de Justiça remetem à suspeita de uma "máfia" na aquisição de medicamentos liderada por uma ex-secretária de Saúde do município. O esquema envolveria fraudes em licitações com direcionamento na contratação a determinadas empresas, bem como pagamento e recebimento de propina.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no hospital municipal e nos postos de Saúde da zona urbana e rural do município e na sede da empresa Adilvan Comércio e Distribuição Ltda., em Cuiabá.
No último dia 30 de setembro, o prefeito Lisú Kobertein (PMDB) demitiu a secretária de Saúde, Jane Lúcia Jabra Anffe, e o seu coordenador de gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), Diogo Sávio Ferraz. A decisão pela exoneração atendeu a uma recomendação do Ministério Público Estadual.
Uma das linhas de investigação adotadas pelo Ministério Público seria uma adesão feita pela Secretaria Municipal de Saúde para a contratação da empresa Adilvan Comércio e Distribuição Ltda. O contrato avaliado em R$ 650 mil é investigado em outros estados e municípios. (RC)