DIÁRIO DE CUIABÁ
Ex-chefe de gabinete vira réu
sexta-feira, 04 de novembro de 2016, 10h11
Da Reportagem
O ex-chefe de gabinete do deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB), Franscisvaldo Mendes Pacheco, se tornou réu em uma ação penal oriunda da segunda fase da operação Ventríloquo, denominada de "Filhos de Gepeto".
A juíza Selma Rosane Santos Arruda, responsável pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, recebeu a denúncia contra o ex-servidor da Assembleia Legislativa, que encontra-se preso no Centro de Custódia de Cuiabá há pouco mais de um mês.
“Desta forma e, ainda, verificando não incidir nenhuma das hipóteses previstas no artigo 395 do CPP, recebo a denúncia oferecida pelo Ministério Público em face de Francisvaldo Mendes Pacheco qualificado às fls. 02, por satisfazer os requisitos legais, vez que amparada em indícios de autoria e materialidade, conforme documentos angariados na fase inquisitorial, os quais se encontram devidamente acostados aos autos”, diz trecho da decisão.
A Ventríloquo investiga um rombo de aproximadamente R$ 10 milhões no Parlamento estadual, através de fraude no pagamento de passivos da Casa de Leis junto com o HSBC.
Conforme a denúncia, Francisvaldo recebeu pouco mais de R$ 300 mil com o esquema. O Ministério Público Estadual também investiga a participação de deputados estaduais. Isto porque, as investigações apontaram que aproximadamente 45% do valor retornaram para membros da Assembleia Legislativa. No acolhimento da denúncia, a magistrada dá um prazo de 10 dias para que o acusado manifeste sua defesa prévia.