GAZETA
Gaeco deflagra Sesmaria no combate à corrupção
terça-feira, 22 de novembro de 2016, 10h25
GLÁUCIO NOGUEIRA
DA REDAÇÃO
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Primavera do Leste deflagraram nesta segunda-feira (21) a Operação Sesmaria, que investiga atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores. Foram cumpridos ao todo 28 mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas de agentes públicos, empresários e advogados.
Além de Primavera do Leste, foram cumpridos mandados em Querência. Durante o cumprimento dos mandados, duas pessoas foram autuadas em flagrante por porte ilegal de munição e ocultação de documentos. As identidades dos presos não foram divulgadas. A reportagem apurou que ao menos quatro vereadores foram ouvidos ao longo do dia e liberados em seguida.
Os parlamentares conduzidos coercitivamente à sede da Promotoria de Justiça em Primavera do Leste para prestar depoimento foram identificados como Messias di Caprio, Josafá Martins, Antônio Marcos e Estaniel Pascoal. Os envolvidos foram interrogados pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e ativa, falsa perícia e contra a Lei de Parcelamento do Solo.
A “Operação Sesmaria” busca desmantelar uma organização criminosa formada por agentes públicos, advogados e empresários do ramo imobiliário em Primavera do Leste e região. As investigações apontaram atos de corrupção na aprovação de loteamentos e compra de votos de vereadores.
Por conta disso, além das oitivas, os agentes recolheram documentos em gabinetes da Câmara Municipal de Primavera do Leste, na casa dos suspeitos e em escritórios de empresários do ramo imobiliário e de advogados. O Ministério Público Estadual (MPE) não deu mais detalhes acerca das investigações que deverão prosseguir com a análise de todo material apreendido.