Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

MPE investiga serviço do Samu

terça-feira, 29 de novembro de 2016, 10h24

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um procedimento preparatório para inquérito civil público com a finalidade de investigar possíveis esquemas sobre contratos e desvios de função no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).

Datada do último dia 18 de novembro, a portaria determinando a apuração dos fatos é assinada pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa. A medida foi tomada após auditoria realizada no Samu.

A intenção é obter informações que possam embasar a investigação de um possível ato criminoso. O promotor quer saber também sobre doações ilegais dentro do setor pago pelo governo para oferecer o serviço de atendimento emergencial a pacientes. Contratos e escalas de plantões de enfermagem também são alvos da investigação do MPE.

Em maio deste ano, os funcionários do Samu chegaram a denunciar a situação precária da estrutura funcional da unidade em Cuiabá. Há época, o Samu contava apenas quatro ambulâncias para atender toda a população cuiabana. Além disso, segundo eles, há mais de 12 anos não é realizado concurso público para o serviço e, além da sobrecarga de trabalho, a equipe enfrenta problemas graves como ambulâncias sucateadas.

O Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências decorrentes de acidente de trânsito, emergências clínicas, psiquiátricas e ginecológicas, traumas e violência, além de orientações médicas por telefone. A reportagem do Diário tentou obter uma posição da Secretaria de Estado de Saúde sobre o assunto, mas não teve êxito.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo