Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Polícia apreende gado e máquinas

quarta-feira, 07 de dezembro de 2016, 11h30

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO

Fazendas do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e de outros grandes pecuaristas, de porte nacional, que ficam dentro dos limites do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 quilômetros a Oeste de Cuiabá), estão sendo alvos de mandados de busca e apreensão, desde o dia 28 de novembro, para a coleta de material comprobatório de desmatamento ilegal, o que é crime ambiental.

Nos dias 28 e 29 de novembro, um mandado foi cumprido na fazenda Paredão II, que está em nome de Marcos Antônio Assi Tozzati, ex-assessor do ministro. Na Paredão II, que tem como referência de sede a fazenda Paredão I, propriedade de Padilha, um trator e 1912 bovinos foram recolhidos, de acordo com informações do Ministério Público Estadual. O ministro está com os bens bloqueados judicialmente.

Na última sexta-feira (2), houve mais apreensões na fazenda Jatuarana, de Donizete dos Reis Lima, conhecido por “Badi”. Ele foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições. Foram apreendidos na Jatuarana 4.838 bovinos. Ontem (6), foi a vez da fazenda Shangrilá, de Maísa Rodrigues Arantes, esposa do pecuarista Valter Arantes.

A promotora Regiane Soares de Aguiar, que atua em Vila Bela, é autora de uma ação civil pública, com intenção de reparação de danos causado ao parque. Ela informa que 51 propriedades rurais são acusadas de desmate ilegal. Segundo ela, é preciso agir para proteger o parque Ricardo Franco, uma das referências de reserva ambiental no país.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo