GAZETA
Objetivo é esgotar água e alimentos
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017, 10h41
KEKA WERNECK
DO G1
Policiais militares e civis das unidades especializadas do GOE, Garra, Rotam, Força Tática e Bope fazem, há mais de 10 dias, barreira na estrada de acesso ao garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá), na região chamada de Serra da Borda. A intenção é, controlando a Estrada da Mata, esgotar a comida e água circulantes no garimpo, ocupado por grupo armado que impede a aproximação policial ou de qualquer pessoa com intenção de explorar o solo.
A Polícia Federal chegou a “limpar” a área e inclusive implodir túneis escavados sem qualquer projeto, mas mais de mil homens e também mulheres fizeram nova ocupação em dezembro do ano passado. Desde então, a informação é a de que o clima é tenso no lugar, que voltou a ter comércio e crimes. A partir de 5 de janeiro, 32 policiais se deslocaram para Pontes e Lacerda, na fronteira de Mato Grosso e a Bolívia.
A operação especial na área já resultou na prisão de 18 pessoas. Também foram apreendidos seis carros, uma motocicleta e materiais usados na extração de ouro. O MPE e o MPF ajuizaram ação conjunta contra a União obrigando a manter forças federais para a segurança na região, agilidade na liberação da lavra na serra para empresa privada e ressarcimento aos danos causados com o aumento da criminalidade no município.