Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

MPE investiga tratamento

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, 10h36

ELAYNE MENDES
DA REDAÇÃO

Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil para investigar se os direitos de idosos e deficientes físicos estão sendo arantidos quando estes utilizam o serviço de transporte público. A ação foi motivada após ampla divulgação na mídia local sobre casos em que  motoristas de ônibus desrespeitaram estes usuários.

O órgão solicitou informações e documentos técnicos que apontem se o atendimento realizado pelas empresas de transporte coletivo na apital para este público é adequado. A solicitação foi realizada pela promotora de Justiça, Salete Maria Búfalo Poderoso, no dia 10 deste mês.

Segundo ela, a investigação tem como objetivo promover ações preventivas, voltadas especialmente para motoristas de ônibus do transporte público, funcionários e diretores das empresas concessionárias e fiscais de trânsito.

Isso para que o atendimento prestado aos idosos e pessoas com deficiência física sejam aprimorados. De acordo com Poderoso, a investigação tem fundamento na Comunicação Interna nº 037/2016 do MPE de Mato Grosso, enviado através da Procuradoria de Justiça em defesa da cidadania, que ressalta a necessidade de inovação dos atuais métodos de recepção de eventuais desconformidades ou mesmo abordagem do assunto junto aos funcionários, pelas empresas responsável pelo transporte público.

OUTRO LADO - Em nota, a Associação Matogrossense de Transportadores Urbanos (MTU) informou que em 2016 foram adquiridos 60 novos ônibus com elevadores modernos e ágeis, o que facilita entrada e saída de cadeirantes. E que hoje, Cuiabá está com 95% da frota adaptada para Pessoa com Necessidades Especiais (PNE).

Ressalta ainda que as empresas realizam cursos permanentes de qualificação dos profissionais que operam no sistema. Nos treinamentos ocorrem, inclusive, simulações para melhor atendimento a cadeirantes, gestantes e idosos.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo