Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Cridac nunca utilizou oficina itinerante

segunda-feira, 27 de março de 2017, 09h55

DA ASSESSORIA

Após constatar que a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, doada pelo Ministério da Saúde a Mato Grosso, está há 16 meses parada no pátio do Centro de Reabilitação Integrado Dom Aquino Corrêa (Cridac), em Cuiabá, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) encaminhou notificação recomendatória à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que a mesma coloque a unidade móvel em
funcionamento em 60 dias.

A oficina itinerante, entregue a SES no dia 29 de outubro de 2015, funciona em um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Na unidade é possível, ainda, fazer a confecção de adaptações, ajustes e pequenos consertos em dispositivos já utilizados por pacientes. “Acontece que, passado mais de um ano, a unidade móvel continua inoperante, ao que já se vislumbrou, por mera ineficiência do poder público, o que é totalmente inadmissível”, destacou o promotor de Justiça Célio Joubert Fúrio.

O veículo não teria entrado em operação por falta de regularização documental (emplacamento) junto ao órgão de trânsito (Detran), regularização patrimonial, seguro e adesivagem. Para o promotor, a demora injustificada para a utilização da unidade móvel vem causando, além de lesão ao erário, prejuízo ao direito à saúde de toda a população mato-grossense que está sendo privada dessa facilidade no atendimento, “situação essa que não pode mais persistir, sobretudo, quando o Cridac e a população está na iminência de perder o benesse (o bem doado pela União)”.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo