Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

MPE solicita informações

segunda-feira, 27 de março de 2017, 09h58

ELAYNE MENDES
DA REDAÇÃO

Ministério Público do Estado (MPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), abriu um procedimento solicitando informações sobre as mortes fetais registradas no Hospital Regional do Município (HRS). Após o fornecimento das respostas, a promotora de Justiça, Carla Marques Salati, vai decidir se abrirá ou não um inquérito civil para investigar os cinco óbitos, que foram registrados no período de 10 dias, no início deste mês.

Entre o dia 3 e 13 de março cinco bebês morreram ainda na barriga das mães, que são todas moradoras da cidade. Pais e até avós das crianças afirmam que houve negligência no atendimento prestado tanto pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quanto pelo HRS. A diretora do hospital, Lígia Souza Leite informou que foi aberto um processo investigatório para apurar as causas das mortes das crianças.

A gestora afirmou que, em todos os casos, os bebês chegaram em óbitos intra-uterino, sendo dois por descolamento de placenta e os outros com histórico de mães que tiveram casos de feto morto do útero materno. Quanto ao ofício do MPE solicitando informações sobre os óbitos fetais, Leite informou que a direção está trabalhando para responder a solicitação o mais breve possível.

Após a repercussão dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde também informou que instaurou uma comissão de inquérito para apurar o caso. O responsável técnico é um médico e avaliará caso a caso, bem como outros membros da comissão. A pasta também afirmou que existe uma equipe da atenção básica que está ajudando no levantamento. O acompanhamento será realizado com os dados que constam no sistema das unidades de saúde, no qual existe todos os encaminhamentos feitos pelos médicos envolvidos.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo