DIÁRIO DE CUIABÁ
Recebida denúncia contra líder
sexta-feira, 31 de março de 2017, 09h22
DA REDAÇÃO
A Justiça recebeu denúncia por crime de extorsão oferecida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso contra Geilson Ubiali, acusado de liderar movimento de “grilagem de terras”. Ele responderá, também, por associação criminosa armada, desobediência a decisão judicial e crimes ambientais.
Além dele, também foram denunciados Isabel Pereira do Nascimento e Valdir de Oliveira. Outros suspeitos continuam sendo investigados. Segundo o Ministério Público, o grupo é responsável por liderar invasores a retornarem para a “Fazenda Amanda”, em Cotriguaçu, que era destinada ao manejo florestal sustentável, logo após cumprimento da terceira decisão judicial de reintegração de posse.
Com uma área de três mil hectares, as invasões resultaram na destruição de cerca de 1.000 hectares de floresta Amazônica. No dia 11 de março, apenas dois dias após o cumprimento da decisão judicial de reintegração de posse, três vigilantes realizavam ronda pela propriedade, quando, ao retornarem ao alojamento, foram recebidos com disparos de arma de fogo.
“Ao avistarem os vigilantes, os invasores, aglomerados em mais de 30 pessoas, começaram a disparar armas de fogo de diversos calibres em direção às vítimas que se refugiaram na mata na tentativa de salvarem a própria vida. Após cerca de uma hora escondidos na mata, cruzaram-na em busca de auxílio em uma fazenda vizinha, quando conseguiram fazer contato com a Polícia Militar”. No dia seguinte, a Polícia Militar encontrou escondidas nas imediações da residência do líder do movimento, quatro armas de fogo, além de 98 cartuchos.