Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Diretor depõe outra vez dia 19

terça-feira, 04 de abril de 2017, 11h29

GLÁUCIO NOGUEIRA
DA REDAÇÃO

Foi marcado para o próximo dia 19 de abril o novo depoimento do diretor jurídico do antigo grupo City Lar, Florindo José Gonçalves. Ele responde a um processo por falso testemunho, proferido na ação decorrente da primeira fase da Operação Sodoma. Conforme a solicitação da defesa de Gonçalves, ele irá fazer uma retratação, voltando atrás em relação a fatos narrados por ele em juízo.

Ao definir a data da oitiva, a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, rejeitou a solicitação de que a retratação também ocorresse no processo da Sodoma. Conforme a magistrada, a retratação “pouco ou nada acrescentará no objeto central das provas produzidas nestes autos, eis que o ponto que pretende retratar já foi, inclusive, esclarecido pelo interrogatório do réu [e exsecretário] Pedro Jamil Nadaf”.

Para a magistrada, autorizar a retratação na ação decorrente da Operação Sodoma apenas retardaria o andamento do processo, que “já deveria ter sido remetida às alegações finais a bastante tempo”. Ela, no entanto, pondera que na ação em que responde pelo falso testemunho, “a retração lhe beneficiará com a extinção da punibilidade naqueles autos”, o que é um direito de Gonçalves.

Em juízo, Gonçalves havia negado que tratou com o empresário João Batista Rosa sobre uma possível delação que o dono do Grupo Tractor Parts estaria fazendo, por conta da descoberta de um esquema de extorsão para a concessão de incentivos fiscais ao empresário. Ele justificou a conversa como uma tratativa para a comercialização de aparelhos de ar-condicionado.

Rosa afirmou em juízo que foi procurado por Gonçalves em sua residência, no período noturno. Segundo o MPE, Gonçalves teria sido usado por Nadaf, um dos réus no processo, para persuadir Rosa a não colaborar com as investigações, o que foi confirmado pelo próprio exsecretário, posteriormente.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo