Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUAIBÁ

Gaeco desarticula quadrilha de ex-policiais

terça-feira, 11 de abril de 2017, 10h22

WILLIAN SILVA
Da Reportagem

Nove pessoas, entre elas três ex-policiais militares estão entre os presos pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE), durante a Operação Conciliábulo. A operação foi desencadeada para a desarticulação de uma organização criminosa acusada de planejar roubo de R$ 26 milhões de uma empresa de transporte de valores em Mato Grosso.

A operação foi realizada nesta segunda-feira (10) em Cuiabá e Cáceres (216 km da Capital) para o cumprimento de 10 mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pela juíza Selma Rosane de Arruda da 7ª Vara de Combate ao Crime Organizado da Comarca de Cuiabá.

O ex-policial militar de Cáceres, Vail da Silva Abreu e um dos líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso, Paulo Cezar da Silva, mais conhecido como ‘Petróleo’ seriam os mentores do plano criminoso que acabou sendo frustrado com ação do Gaeco.

Segundo o Gaeco, as investigações começaram no ano passado, quando o crime começou a ser organizado. O plano estava prestes a ser colocado em prática contra uma empresa de transporte de valores, que presta serviço a agências bancárias e por isso a operação foi desencadeada.

De acordo com o organograma feito pelo Gaeco, a organização é composta por 15 pessoas e era dividida em dois grupos. Um deles estava sob o comando do ex-policial Vail Abreu, que contava com a atuação de outras sete pessoas entre Cáceres e Cuiabá. Os segundo grupo atuava dentro da Penitenciária Central do estado (PCE), sob a liderança de um dos líderes do Comando Vermelho (CV), o Petróleo, que ainda possuía apoio de outros seis membros do CV.

Um dos membros do grupo liderado pelo ex-PM e que não teve a identidade revelada é considerado foragido da justiça. A organização ainda possui três membros que não tiveram os mandados de prisão decretados, mas que residem nas cidades de Sinop e Campo Verde.

Foram presos em Cáceres, Wanderson Santos Marçal Sales, Marcos Roberto Alves, Vail da Silva Abreu, Ana Lúcia Pereira de Arruda, Vanderlei da Silva Abreu, vulgo “Bugão”, Valdeir Pontes do Nascimento, Cerilo Pinto de França. Paulo Cezar da Silva, o “Petróleo”; e Paulo Roberto Leal, mais conhecido como “Bambino do Petróleo” tiveram os mandados cumpridos em Cuiabá.

Os nove presos foram conduzido até a sede da Procuradoria Geral do Ministério Publico de Mato Grosso, onde foram ouvidos pelos promotores do Gaeco em seguida encaminhados para audiência de custódia na 7ª Vara Criminal no Fórum da Capital.

Mais de 70 homens da Policia Militar, Polícia Civil, Batalhão de Operações Policiais (Bope) e Força Tática de Cáceres e Gaeco atuaram durante o cumprimento dos mandados. A operação foi batizada de 'Conciliábulo' que significa uma reunião secreta de pessoas suspeitas de maus desígnios (maus planos).

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo