Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Paulo Taques deixa Governo

sexta-feira, 12 de maio de 2017, 09h59

GLÁUCIO NOGUEIRA
DA REDAÇÃO

Paulo Zamar Taques não é mais o secretário-chefe da Casa Civil do Estado. Ele pediu demissão do cargo na tarde desta quinta-feira (11) e deverá voltar à advocacia. Um dos primeiros casos que ele irá assumir trata de uma investigação, que está na Procuradoria Geral da República (PGR), sobre denúncia feita pelo ex-secretário de Segurança Pública do Estado, promotor Mauro Zaque, e seu adjunto, Fábio Galindo, sobre eventual existência de interceptações telefônicas clandestinas no âmbito da Polícia Militar.

Em seu lugar, assume o adjunto, José Adolpho de Lima Avelino Vieira. A saída de Taques do comando da Casa Civil já havia sido discutida em outras ocasiões. Em junho do ano passado, por exemplo, em meio às tratativas para uma mudança no secretariado, a demissão, agora consumada, estava na pauta. Dias depois, o próprio governo chegou a cogitar a hipótese publicamente, diante da possibilidade dele assumir um gabinete que faria o diálogo entre o Executivo e os demais poderes e órgãos da administração pública.

“Agradeço muito ao comprometimento e a grande contribuição que o Paulo deu ao nosso Governo, mas compreendo suas necessidades profissionais. O Paulo continua sendo estratégico ao nosso Governo, e vai voltar a cuidar de vários processos judiciais do meu interesse”, frisou o governador Pedro Taques (PSDB), que assegurou o ex-secretário de volta ao posto de seu advogado pessoal.

Conforme nota publicada pelo Gabinete de Comunicação, ele atuará em um processo iniciado por uma denúncia feita por Zaque ao governador, que enviou o caso ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado(Gaeco) para investigação. No mesmo mês de outubro de 2015, porém, o Gaeco arquivou as investigações, por falta de provas, conforme despacho do então Coordenador do Gaeco Marco Aurélio de Castro, em 27 de outubro de 2015.

O caso, hoje, todavia, encontra-se sob apreciação da PGR, uma vez que a mesma denúncia fora encaminhada para lá. “ Tenho orgulho de ter podido contribuir com a administração do Pedro Taques, que está transformando para melhor a vida dos matogrossenses. Mantenho a minha convicção de que Pedro Taques entrará para a história como um dos melhores governadores de Mato Grosso, e foi uma honra pessoal ser parte disso. Volto agora para a minha trincheira, que é a advocacia, mas continuarei fazendo o bom combate na defesa dos interesses de Mato Grosso”, finalizou Paulo Taques.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo