DIÁRIO DE CUIABÁ
Perícia vai indicar responsáveis pelo despejo de esgoto em lagoa
sexta-feira, 21 de julho de 2017, 11h06
Da Reportagem
Perícia requisitada pelo Ministério Público Estadual deve detectar os responsáveis pelo despejo de esgoto no Parque das Águas. Segundo o promotor Gerson Barbosa, que conduz o caso, a perícia deve ser realizada na próxima semana. Na ocasião, técnicos, biólogos, engenheiros, dentre outros devem traçar estudo em relação ao parque.
A prefeitura já havia indicado que oito órgãos estaduais, entre eles três secretarias de Governo, seriam os responsáveis pelo despejo de esgoto no Parque das Águas em Cuiabá. Entre os responsáveis pela contaminação da água estão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Saúde e também a Secretaria de Estado de Gestão (antiga Secretaria de Administração).
Na lista também aparecem a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o restaurante do servidor e ainda o Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso (IPEMAT).
Conforme Gerson Barbosa, a perícia vai identificar de fato quais são os responsáveis pelo despejo de esgoto, para assim serem tomadas as medidas cabíveis. Além disso, o estudo deve apontar a área de preservação permanente na questão da derrubada de vegetação, os animais da região, dentre outros.
Apesar de ter identificado os possíveis poluidores, a Prefeitura chegou a solicitar uma intervenção do Ministério Público Estadual frente à falta de respostas dos órgãos detectados. Isso porque o município enviou aos oito identificados notificações para que os mesmos se manifestassem sobre a regularização dos problemas detectados, sem qualquer resposta por parte dos órgãos.
O pedido é para que o Ministério Público acione os envolvidos para solução em relação ao esgoto lançado na lagoa que hoje se tornou cartão-postal da Capital. Gerson Barbosa confirma que o Ministério Público já tem a noção dos órgãos poluidores, mas que aguarda a realização da perícia para as medidas cabíveis. No mês de fevereiro uma força-tarefa, visando à identificação da origem do esgoto despejado irregularmente no Parque das Águas foi realizada sob comando da prefeitura. (AA)