Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁRIO DE CUIABÁ

Reitora exonera diretor da Faespe, flagrado com deputados

sexta-feira, 18 de agosto de 2017, 10h35

Da Reportagem

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Ana Di Renzo, promoveu mudanças no seu primeiro escalão e na diretoria da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Ontem o servidor técnico-administrativo e pró-reitor de Administração, Valter Gustavo Danzer foi anunciado como o novo diretor geral da Faespe, em substituição ao professor Marcelo Geraldo Horn que deixa o comando e deve continuar como assessor especial da Reitoria.

Marcelo Horn ganhou "destaque" nos últimos dias após ser flagrado por agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) se reunindo com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), e com o deputado Adriano Silva (PSB), num hotel na Avenida do CPA, em Cuiabá. O encontro ocorreu no dia seguinte a "Operação Convescote", que apura fraudes por meio de contratos da Faespe.

Durante a transmissão de cargo, a reitora agradeceu o trabalho de Marcelo Horn a frente da Faespe, função que ocupou durante sete anos. “Sabemos que estamos passando por um momento difícil, mas tenho certeza que seremos melhores. Nossa intenção é ajudar e melhorar os procedimentos para que saiamos fortalecidos, e neste momento não queremos penalizar ninguém, por isso agradeço a cada um dos servidores da Faespe, que apesar das dificuldades, ficaram.

Também, tenho que agradecer imensamente ao professor Milton Chicalé (assessor de contas, convênios e contratos) que muito tem contribuído para o processo de modernização da Fundação. Peço que vocês apoiem o Danzer nesse novo desafio e juntos possamos fortalecer nossa fundação que tem um papel social muito importante nesse Estado”, afirmou.

Marcelo Horn afirmou que deixa a Faespe, mas estará a disposição da Reitoria para ajudar e que também irá acompanhar de perto todo o processo envolvendo a instituição a fim de demonstrar a transparência dos atos adotados em todos os convênios. “Estou encerrando um ciclo na minha vida, e tenho que agradecer a confiança a mim depositada nesses sete anos” afirmou.

O novo diretor geral da Faespe, Valter Danzer, agradeceu a confiança depositada durante os sete anos em que esteve a frente da Pró-reitoria de Administração e também nesse novo desafio. “Quero pedir aos servidores da Faespe que me acolham nessa família e que me ajudem a desenvolver um bom trabalho aqui. Eu estou chegando e vou aprender com vocês”.

A mudança na direção da Faespe ocorre menos de dois meses após a "Operação Convescote", deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). A ação do Gaeco investiga justamente desvio de recursos por meio de contratos da instituição com órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e prefeituras.

A fraude, segundo o Gaeco, é de cerca de R$ 3 milhões. Foram constatados envolvimentos de servidores do TCE, da Assembleia Legislativa, da Faese e empresários "laranjas". O Ministério Público ofereceu denúncia contra 22 pessoas.


Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo