Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

Obras serão retomadas outra vez

quarta-feira, 06 de setembro de 2017, 11h03

DA REDAÇÃO

O Complexo Turístico da Salgadeira, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), em Cuiabá, terá as obras retomadas a partir da próxima segunda-feira (09). Ao custo de R$ 12,6 milhões, a construção ficará sob responsabilidade da empresa Concremax Concreto Engenharia e Saneamento LTDA, e tem prazo de 180 dias para conclusão. Já faz um ano que os trabalhos foram interrompidos.

O retorno dos trabalhos ocorre após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em julho, entre o governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado das Cidades (Secid) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto ao Ministério Público Estadual (MPE). A homologação de escolha da empresa circulou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5).

A “nova” Salgadeira contará com estacionamento, guarita, posto policial, locais para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, espaços para trilhas e passeios, banheiros e estações para coleta e tratamento de água e esgoto. Somando a isso, uma passarela metálica ligará os 2 lados do complexo, atravessando a rodovia MT- 251. No total, serão mais de 10 mil itens trabalhados no complexo turístico.

O local foi interditado em 2010 por determinação judicial, devido à detecção de inúmeras irregularidades ambientais, dentre elas, o risco de acidentes com banhistas por possíveis desabamentos da encosta da cachoeira e resíduos a céu aberto. As obras de revitalização foram iniciadas em 2014, com previsão de entrega até a Copa do Mundo e paralisadas devido a inconsistências de projeto.

Acabaram retomadas em 2016, mas suspensas novamente devido ao término do contrato. O projeto em questão prevê a reforma com vistas à contemplação da natureza. Há estudos preliminares que apontam a possibilidade da utilização da Salgadeira como balneário, contudo, de forma controlada. Essa avaliação ocorre com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo