GAZETA
Obras serão retomadas outra vez
quarta-feira, 06 de setembro de 2017, 11h03
DA REDAÇÃO
O Complexo Turístico da Salgadeira, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), em Cuiabá, terá as obras retomadas a partir da próxima segunda-feira (09). Ao custo de R$ 12,6 milhões, a construção ficará sob responsabilidade da empresa Concremax Concreto Engenharia e Saneamento LTDA, e tem prazo de 180 dias para conclusão. Já faz um ano que os trabalhos foram interrompidos.
O retorno dos trabalhos ocorre após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em julho, entre o governo de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado das Cidades (Secid) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto ao Ministério Público Estadual (MPE). A homologação de escolha da empresa circulou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5).
A “nova” Salgadeira contará com estacionamento, guarita, posto policial, locais para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, espaços para trilhas e passeios, banheiros e estações para coleta e tratamento de água e esgoto. Somando a isso, uma passarela metálica ligará os 2 lados do complexo, atravessando a rodovia MT- 251. No total, serão mais de 10 mil itens trabalhados no complexo turístico.
O local foi interditado em 2010 por determinação judicial, devido à detecção de inúmeras irregularidades ambientais, dentre elas, o risco de acidentes com banhistas por possíveis desabamentos da encosta da cachoeira e resíduos a céu aberto. As obras de revitalização foram iniciadas em 2014, com previsão de entrega até a Copa do Mundo e paralisadas devido a inconsistências de projeto.
Acabaram retomadas em 2016, mas suspensas novamente devido ao término do contrato. O projeto em questão prevê a reforma com vistas à contemplação da natureza. Há estudos preliminares que apontam a possibilidade da utilização da Salgadeira como balneário, contudo, de forma controlada. Essa avaliação ocorre com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).