Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

MPE quer cassar mandato

terça-feira, 26 de setembro de 2017, 11h09

JANAIARA SOARES
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD) pode perder o mandato de parlamentar por crime ambiental. Isso porque o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo Criminal de Ações de Competência Originária (Naco), denunciou o parlamentar e a empresa “Deterra Prestadora de Serviços Agrícolas Ltda”, à época de sua propriedade.

Além da perda do cargo de deputado, o Ministério Público requereu junto ao Tribunal de Justiça a suspensão dos direitos políticos do parlamentar. De acordo com a denúncia, os réus foram responsáveis pela poluição na Avenida Fernando Correa da Costa, no bairro Jardim Belo Horizonte, em Rondonópolis, por meio do lançamento de efluentes líquidos em solo e em via pública, bem como depositando resíduos sólidos em local impróprio e em desacordo com a legislação ambiental.

Os poluentes são oriundos dos óleos utilizados na lavagem de veículos e peças trocadas das máquinas agrícolas. A deposição de resíduos no referido local foi constatado em inspeção realizada pelos agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que também lavraram o auto de infração. Os níveis de poluição causados podem resultar em danos à saúde humana, provocar a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A assessoria do parlamentar disse que só vai se pronunciar após notificação.

Mais um processo A Assembleia Legislativa também deve investigar o deputado por possível fraude na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). A Comissão de Ética da Casa vai averiguar o caso relatado pelo peemedebista na sua delação premiada na qual ele diz que Nininho teria pago propina de R$ 7 milhões para o exgovernador. O pagamento teria garantido ao empresário a concessão e cobrança de pedágio na MT-130.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo