Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

8 aeronaves são interditadas em MT

quinta-feira, 23 de novembro de 2017, 10h38

DANTIELLE VENTURINI
DA REDAÇÃO

Oito aeronaves agrícolas já foram interditadas e quase meio milhão de agrotóxico apreendido em Mato Grosso, durante a operação “Deriva 2”, voltada ao combate de irregularidades na aplicação de agrotóxicos por empresas de aviação agrícola. As interdições e apreensões ocorreram em dois dias de operação realizada em Primavera do Leste (231 km ao Sul).

A operação, que teve início no dia 21, também acontece em Mato Grosso do Sul e Paraná, sob coordenação dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e Estaduais, contam também com a cooperação da Agência Nacional de Aviação (Anac), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Em dois dias foram contabilizados R$ 2,9 milhões em multas e 23 aeronaves interditadas nos três estados.

Durante a fiscalização em Primavera, o Ibama notificou quatro empresas em Cadastro Técnico Federal. Com isso será emitida uma notificação recomendatória para que as empresas sejam autuadas e podem ter a operação suspensa no município por não possuir licença de operação. Três empresas também foram autuadas pela MPT por colocarem os trabalhadores em exposição direta com agrotóxicos. A fiscalização verificou que os trabalhadores não possuem capacitação sobre prevenção de acidentes com agrotóxicos.

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, que acompanha a operação, vários problemas foram identificados, entre eles está a falta de um sistema que permita fiscalizar a pulverização aérea de agrotóxicos. “Os planos de voos não são georreferenciados. Não é possível, por exemplo, saber se a pulverização acontece sobre ou próximo a locais habitados, nascentes ou beiras de rios. Temos notícias de que isso acontece, mas as aeronaves não possuem equipamentos que gerem essas informações”

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo