DIÁRIO DE CUIABÁ
Área da Salgadeira terá novos mirantes
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017, 09h27
ALINE ALMEIDA
Da Reportagem
O secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso Luiz Carlos Nigro, anunciou ontem - durante apresentação de projeto da Salgadeira aos empresários – que novos mirantes serão construídos na região da Salgadeira. O Portão do Inferno e o atual Mirante também devem passar por adequações. Nigro anunciou também para ainda este mês fará licitação para concessão de restaurantes instalados no Complexo da Salgadeira.
Nigro confirmou que um mirante deve ser construído antes e outro depois da Salgadeira com estacionamento, passarela e ponto de visitação. Os novos atrativos devem fomentar o turismo na região. O atual Mirante que encontra parcialmente fechado também deve ser readequado.
O secretário afirma que está sendo trabalhada a desapropriação do local. O plano de manejo e o estudo geológico já foi inclusive aprovado. A ideia, segundo Nigro, é que ainda este mês seja concluída a desapropriação do local e assim sejam investidos recursos estaduais. O ponto turístico é um dos mais visitados do Estado. A alegação do Governo é que o local está abandonado pelos proprietários, oferecendo risco aos visitantes.
Outro ponto que também deve ser recuperado é o Portão do Inferno. O secretário ressalta que já estão concluídos os projetos e o estudo geológico. A secretaria estaria aguardando o licenciamento por parte do IBAMA. “Temos estudo, estamos prontos para fazer a obra”, disse.
As obras devem fomentar ainda mais a visitação principalmente a Salgadeira que sempre foi um dos pontos preferidos dos visitantes. O local deve ser inclusive reaberto para banho e entregue em abril. O local foi interditado em 2010 por determinação judicial, devido à detecção de inúmeras irregularidades ambientais, dentre elas, o risco de acidentes com banhistas por possíveis desabamentos da encosta da cachoeira e resíduos a céu aberto.
As obras de revitalização foram iniciadas pela primeira vez em 2014, com previsão de entrega até a Copa do Mundo e paralisadas devido a inconsistências de projeto. Acabaram retomadas em 2016, mas suspensas novamente com o término do contrato.
O TAC que garantiu a retomada das obras do balneário turístico entre o MPE e o Governo do Estado foi assinado em julho de 2017 e permitiu a contratação da empresa Concremax de forma emergencial para revitalização da Salgadeira com prazo máximo de conclusão de 180 dias. O valor do projeto é de R$ 13 milhões com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.
Licitação – Durante a reunião com empresários o secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso Luiz Carlos Nigro, anunciou que deve lançar ainda este mês edital para licitar os restaurantes do ponto turístico. Nigro ressalta que obra está em bom ritmo, e o Estado tem até março para entregar a obra segundo o Termo de Ajustamento de Conduta firmado com Ministério Público.
“Será uma licitação com dois lotes, o primeiro o restaurante e o segundo a loja de souvenir. Também terá um chamamento público para gestão compartilhada do complexo. A sugestão é para dez anos a concessão”, confirma o secretário. O projeto da Salgadeira vai contemplar restaurante, loja de souvenir, estacionamento, centro de pesquisa, auditórios, passarelas e o banho. Atualmente, a revitalização do espaço está com 25% execução e a previsão é de que seja entregue em abril de 2018.
A obra teve o preço repactuado por conta de erros graves, como uma fossa de esgoto que transportaria todo o dejeto para dentro do rio. Já em janeiro deve ser realizada a licitação para a gestão compartilhada do complexo entre o Governo e o setor privado, visando a manutenção do local.