Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

MPE pede melhorias a instituições de idosos

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018, 10h01

DA ASSESSORIA

O Ministério Público Estadual (MPE) notificou cinco instituições governamentais e não-governamentais que atendem idosos em Cuiabá para que no prazo de 60 dias resolvam os problemas detectados durante a vistoria anual. Fazem parte desta lista a Fundação Abrigo do Bom Jesus, Residencial Geriátrico “Casannova”, Residencial Geriátrico “Recanto Feliz”, “Home Senior Hotelaria Assistida para Idosos” e casa de repouso “Shalom”.

Durante a inspeção realizada pela equipe do MPE, foram detectados problemas como falta de alvará da Vigilância e do Corpo de Bombeiros, adequação no número de profissionais para fazer o atendimento individualizado, inscrição junto ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa, formação adequada de cuidadores e a realização do estudo psicossocial de casa idoso, com identificação de familiares e amigos, perfil, conforme artigo 50 do Estatuto do Idoso.

Na notificação, o MPE recomenda que, além de corrigir as falhas detectadas, as entidades promovam adesão ao modelo de plano individual de atendimento proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público e que a equipe de saúde responsável pelos residentes notifique a Vigilância Epidemiológica a suspeita de doenças de notificação compulsória.

Do mesmo modo, as instituições deverão notificar imediatamente à autoridade sanitária local a ocorrência de quedas com lesões e tentativa de suicídio. O MPE alerta que no primeiro  semestre deste ano será realizado um encontro  com representantes das instituições  de longa permanência para idosos, com  participação da Secretaria  de Saúde, Assistência Social,  Vigilância Epidemiológica  e outros entes envolvidos na causa.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo