GAZETA
MP denuncia PMs e pede afastamento
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020, 13h49
ALINE ALMEIDA
DA REDAÇÃO
Policiais Weberth Batista Ribeiro e Ezio Sousa Dias são denunciados pelas tentativas de homicídio de Elizangela Moraes, 44, e do namorado dela no dia 17 de janeiro, em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). O órgão ministerial também propôs ação civil pública para que os militares sejam afastados imediatamente de suas funções, sendo responsabilizados por improbidade administrativa. Conforme a denúncia, no dia 17 de janeiro, Weberth e Ezio, consciente e dolosamente, tentaram matar a tiros Elizangela e Osvaldo Pereira Gomes Neto. O policial Ezio portava uma arma de fogo de uso permitido, mas não tinha autorização para portá-la.
Desta forma, os militares devem responder ainda por porte ilegal de arma. Naquele dia, foram feitas diversas denúncias à polícia de que os dois militares estariam em um bar agredindo as pessoas e atirando no local. Elizangela e Osvaldo estavam em um ponto de ônibus esperando um motorista de aplicativo, quando os dois policiais foram em direção ao casal, passando a agredi-los. O MPE cita que foram efetuados 3 disparos contra o casal. Elizangela, que estava caída no chão, suplicou pela vida, mas Ezio, para concluir o intento homicida, disparou contra a vítima, atingindo o rosto dela.
O tiro causou hemorragia e múltiplas fraturas na face, tanto que a mulher teve que ser submetida a cirurgia de reconstrução. Osvaldo diz que o PM ainda tentou atirar outras vezes, mas não havia mais munição. Durante a fase investigativa, ambas as vítimas reconheceram os denunciados como sendo os autores dos crimes. Além de que a vítima Elizangela afirmou que teme por sua segurança e de seus familiares casos os agressores sejam postos em liberdade. “As condutas dos requeridos são diametralmente opostas àquelas que se espera de agentes públicos destinados à segurança da população (...) colocando em xeque a credibilidade da Polícia Militar”, afirma o MPE.