Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

GAZETA

64 membros do CV são denunciados

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020, 11h03

NATÁLIA ARAÚJO
DA REDAÇÃO

Comando Vermelho de Mato Grosso (CVMT) tem 64 integrantes denunciados por comporem a organização criminosa. As denúncias são resultado da operação Reditus que apurou os crimes cometidos pelo grupo. Segundo a promotoria,  os acusados exerciam funções específicas dentro da facção criminosa como liderança, conselheiros,  disciplinadores, tesoureiros, entre outras. Com essa estruturação, o grupo obtinha, direta ou indiretamente, vantagens com os crimes de tráfico e associação para o tráfico, crimes  patrimoniais e até homicídios e era responsável por grande parte das ocorrências praticadas na região sul do Estado.

A operação foi deflagrada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Rondonópolis (Derf) com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em dezembro de 2019, mas os trabalhos investigativos foram iniciados no ano anterior. À época foram cumpridas 57 das 67 ordens de prisão temporária, sendo que 45 alvos foram localizados em Rondonópolis (45), 10 em Pedra Preta (238 km ao sul de Cuiabá), um na Capital e um na cidade de Amambai, em Mato Grosso do Sul. Parte desses mandados foram cumpridos dentro de unidades penitenciárias.

A polícia ainda apreendeu R$ 12 mil em dinheiro e 8 veículos, avaliados em R$ 300 mil e fechou dois estabelecimentos comerciais que serviam como fachada para a lavagem de dinheiro. Na semana passada, mais um alvo foi preso em Rondonópolis. Não foram divulgadas as circunstâncias que a prisão ocorreu e a identidade do acusado. De acordo com o Gaeco, a facção criminosa Comando Vermelho se instalou rápido na cidade e, após seu crescimento, detém o monopólio do comércio de entorpecentes na região. (Com Assessoria)

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo