arquivo(s) anexado(s)
CUIABÁ
Promotoria da Infância sedia Festa da Primavera de crianças acolhidas

por ASSESSORIA
terça-feira, 24 de setembro de 2024, 16h56
Ouça:
A sede das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá foi palco da primeira edição da Festa da Primavera das crianças acolhidas nas casas lares do município, na última sexta-feira (20). O evento foi realizado para comemorar um ano da parceria entre a 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Capital e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), que prevê a oferta de atividades recreativas, apoio no contraturno escolar e orientações sobre alimentação saudável aos acolhidos.
Por meio de um termo de cooperação firmado em dezembro de 2023, a SME disponibilizou pedagogos, nutricionista e dois educadores físicos para atendimento nas unidades, que também receberam minibibliotecas. Assim, com apresentações musicais, a Festa da Primavera teve o objetivo de mostrar o desenvolvimento das crianças e o trabalho realizado por esses profissionais. O evento reuniu 62 crianças e adolescentes das Casas Cuiabanas 2, 3, 5 e 8.
Conforme a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, as atividades contribuem significativamente para a melhora na qualidade de vida, aprendizado e desenvolvimento social das crianças. “Elas têm novas experiências, estão em movimento, é tudo muito saudável. Algumas chegam com atraso escolar ou no desenvolvimento, e esses profissionais conseguem trabalhar para reduzir essas diferenças. São essenciais no dia a dia das casas”, explicou.
A promotora de justiça Ana Luíza Barbosa da Cunha, titular da 14ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá, lembrou que nem todas as crianças acolhidas conseguem retornar à família de origem e, às vezes, passam por um longo período de acolhimento até encontrar uma nova família. “Vejo essa parceria como essencial, pois faz parte do direito das crianças e adolescentes acolhidos a convivência familiar e comunitária. Os profissionais interagem entre si, com as coordenações e conosco, em um trabalho conjunto que é muito valioso para os acolhidos que estão sob a tutela do Estado”, defendeu.
Também participaram do evento a promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha de Souza, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá, e o promotor de Justiça substituto Bricio Britzke.
(Com informações do TJMT)